Ouvidoria

A Ouvidoria do Sistema Unicred Central Norte e Nordeste representa os interesses dos associados em relação aos serviços e produtos disponibilizados pela Cooperativa.

Regulamentada em 2007 para Instituições Financeiras – Resolução 3.477/07 do Conselho Monetário Nacional, atual Resolução CMN n.º 3.849/10, a Ouvidoria tem como objetivo receber e tratar, na forma de reclamações, sugestões e críticas, os anseios de seus cooperados, visando atingir o mais elevado nível de excelência de seus serviços e produtos.

Missão

Assegurar a participação social, interativa, democrática e transparente da sociedade para o pleno exercício da cidadania, atuando como instrumento de gestão participativa para o aperfeiçoamento das atividades, dos produtos e dos serviços prestados pela Cooperativa.

Valores

A Ouvidoria é um importante instrumento de apoio à gestão e um canal de fortalecimento da democracia. Sua atuação ocorre a partir do recebimento e análise das manifestações dos cooperados ou do público em geral sobre os serviços e produtos oferecidos pela Cooperativa.

A Ouvidoria pauta-se pelos seguintes valores:

• Cooperação
• Eficiência
• Ética
• Imparcialidade
• Equidade
• Transparência

À Ouvidoria é conferida a tarefa de interpretar as demandas de forma sistêmica, para delas inferir eventuais oportunidades de melhoria dos serviços e produtos , em nome desses e sugerir mudanças. Também estimula iniciativas descentralizadas, voluntárias e efetivas de aprimoramento da instituição, dos profissionais e dos produtos e serviços prestados, tornando-se, assim, um instrumento de inclusão social.

Quando recorrer?

A Ouvidoria é uma canal de atendimento ao cooperado de segunda instância, isto é, quando o cooperado já fez contato com a Cooperativa por meio de telefone, visita ou pela web no canal “Fale Conosco” e não tiver obtido resposta ou resposta insatisfatória. O contato com a Ouvidoria, poderá ser feito através do 0800 083 1243 ou via web.

Tipos de demandas que podem ser abertas para Ouvidoria:

a) Criticar: comentário sobre determinado assunto, ou serviço ou situação observada ou vivenciada;
b) Denunciar: acusar, delatar, dar a conhecer uma contravenção ou ato de caráter ilegal;
c) Solicitar informação: solicitação de alguma referência (endereço, nome de responsável, atendimento, horário, etc.);
d) Elogiar: referência de agrado, louvor, em relação ao atendimento recebido ou a situação observada ou vivenciada;
e) Reclamar: queixas, manifestações de desagrado, protestos, reivindicações;
f) Sugerir: ideias, propostas de mudanças.

Cadastrar – reclamações, denúncias, sugestões e elogios.

Consultar demanda